1984 – É fundada a Engexpor
É aqui que começa a nossa história, marcada por um percurso sólido e um crescimento contínuo, que nos tornam hoje uma referência na área de gestão de projetos e de construção com presença em 3 continentes.
1985 – Forte atividade em Escritórios e Agências bancárias
Portugal integra a União Europeia (à altura designada Comunidade Económica Europeia), abrindo o país ao mundo, ao investimento estrangeiro e à entrada de empresas internacionais em território nacional, que suscitam à Engexpor novas oportunidades no setor imobiliário.
Participámos no desenvolvimento de diversos projetos imobiliários de Edifícios de Escritórios, bem como na expansão da rede de Agências dos principais bancos.
1993 – Estreia no setor de centros comerciais
O Coimbra Shopping, um dos primeiros centros comerciais da nova geração em Portugal, abriu caminho para a nosso crescimento neste setor.
Ao longo de cerca de duas décadas, a indústria dos centros comerciais em Portugal notabilizou-se pela forte expansão e pela excelência dos seus empreendimentos, reconhecidos e premiados internacionalmente. Participámos nos mais emblemáticos projetos, desenvolvidos por promotores de referência como a Sonae Sierra, MDC, Inter IKEA, Chamartin Inmobiliaria, Bouygues Imobiliária, Mundicenter ou Immocham, acompanhando algumas destas empresas na sua expansão internacional.
1994 – Projeto da Expo’98 traz novas oportunidades
Foi aprovada a realização da EXPO’98, em Lisboa, no âmbito da qual a componente urbanística e imobiliária assumiu um papel preponderante, quer no edificado que acolheu a exposição mundial quer na intervenção que se seguiu, caracterizada por uma requalificação urbana sem precedentes na capital e que mudou a face da zona oriental da cidade. Em ambos os momentos, tivemos um forte envolvimento, deixando a nossa marca em empreendimentos singulares.
Ainda hoje continuamos muito ativos nesta zona, o Parque das Nações, onde estamos a gerir diversos projetos, com grande incidência no mercado de escritórios.
1997 – Expansão para o Brasil
Nesta expansão acompanhámos a própria internacionalização dos nossos clientes Sonae Distribuição e Sonae Sierra. Impulsionada pela recuperação económica, a operação neste país tem vindo a ser reforçada desde 2011, associando o nosso nome a obras de referência executadas em diversos Estados e nos mais diferentes setores: shoppings, basílicas, hotéis, parques eólicos, parques logísticos, infraestruturas e o Aeroporto Internacional de Salvador.
1999 – Iniciámos a atividade em Moçambique
Sempre alinhados com os ciclos de desenvolvimento do país, a nossa presença em Moçambique foi reforçada em 2011 com a participação na gestão de projeto e construção da nova sede do Banco BCI e na expansão da sua rede de agências. Estivemos ainda envolvidos na coordenação do masterplan do Projeto Maputo Waterfront promovido pela Constellation, no desenvolvimento de um empreendimento multi-usos em Palma, no norte de Moçambique, além da abertura de uma cadeia de lojas em aeroportos e zonas de grande tráfego para um grupo internacional.
2004 – Entrada no mercado de Angola
Continuamos a consolidar o nosso processo de internacionalização para acompanhar o nosso cliente Banco BFA (grupo Banco BPI), na construção da sua extensa rede de agências bancárias em todo o país, onde somos ainda responsáveis pela gestão da manutenção de todas as instalações do banco. Angola assume-se como um importante mercado, onde temos registado um crescimento sustentado que se intensificou a partir de 2006, e no qual temos acrescentado ao nosso currículo a intervenção em obras de referência promovidas por reconhecidas empresas angolanas e internacionais.
2007 – Expandimos a nossa presença na Europa
Entrámos no mercado da Roménia, onde a atividade no setor dos centros comerciais estava em alta. O primeiro projeto foi desenvolvido para o nosso cliente Sonae Sierra, mas em pouco tempo ganhámos a confiança dos promotores locais, com os quais trabalhámos em outros empreendimentos.
2009 – Projetos em Itália e Espanha
A nossa intervenção estendeu-se a Itália, com a execução de um conjunto comercial em Palermo, e a Espanha, onde participámos em projetos em Madrid e na Corunha.
2011 – Reforço da atividade nos mercados internacionais
Impulsionados pelo abrandamento da atividade económica em Portugal, reforçámos a nossa presença em Angola, Moçambique e Brasil, levando a empresa a consolidar-se como um grupo internacional.
A Engexpor registou um rápido crescimento no mercado brasileiro, tornando-se uma empresa de referência no setor privado deste país.
2015 – Atividade em Portugal volta a estar em alta
Com a retoma da atividade imobiliária em Portugal, voltamos a ter uma importante presença neste país, associando-nos a importantes projetos imobiliários e de engenharia.
2019 - Mudámos a nossa imagem
Apresentamo-nos ao mercado com uma imagem renovada, que reflete a nossa cultura de modernidade, inovação e proximidade com os nossos Clientes.
2021 - Criação de Novos Serviços
Atentos ao futuro do imobiliário e da construção criámos novas soluções para os nossos clientes. Lançámos a DCS – Digital Construction Services– com serviços, aplicações digitais e ferramentas BIM que ajudam as empresas a responder aos desafios da tecnologia e da inovação; e reforçámos os nossos serviços com as áreas de Environmental & Sustainability Advisory Services, auxiliando os nossos clientes a crescerem de forma sustentável, e de Technical & Urban Advisory Services, apoiando as decisões de investidores e promotores imobiliários.