>>Gestão de projeto e obra do 266 Liberdade atribuída à Engexpor

Gestão de projeto e obra do 266 Liberdade atribuída à Engexpor

Construído para albergar o Diário de Notícias, o número 266 da Avenida da Liberdade está a ser convertido num luxuoso edifício residencial, onde serão preservados todos os elementos artísticos e arquitetónicos característicos

A Engexpor foi a empresa selecionada pela Avenue para realizar a gestão de projeto e obra que vai reabilitar o icónico edifício que durante várias décadas acolheu o jornal Diário de Notícias, no número 266 da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Edifício histórico, vencedor do Prémio Valmor no ano da sua inauguração, foi erigido nos anos 1940, sendo agora renovado e transformado num imóvel residencial. Com promoção da Avenue, num investimento total que ronda os 45 milhões de euros, e projeto de arquitetura da Contacto Atlântico, o 266 Liberdade traz à principal e mais prestigiada avenida de Lisboa 34 apartamentos de luxo, uma loja no piso 0 e ainda estacionamento privativo com 47 lugares. O seu ex-líbris e uma das casas mais exclusivas à venda na capital é o T5 do último piso – uma penthouse com 408 m², quatro suites, um terraço exterior de 416 m² e outro interior.

Com uma Área Bruta de Construção que se estende por 8.400 m², a obra teve início no terceiro trimestre deste ano e a sua conclusão está prevista para 2020.

Recuperar a história e cultura de um símbolo lisboeta

Construído entre 1936 e 1940 com arquitetura de Pardal Monteiro, destacou-se então como a primeira edificação moderna na Avenida da Liberdade. Trata-se de um imóvel de grande riqueza onde se destacam algumas obras de Almada Negreiros que serão preservadas e que foram criadas especialmente para este espaço, como o “Grande Planisfério” ou as “Quatro alegorias a Portugal e à Imprensa”.

Serão igualmente mantidos todos os elementos arquitetónicos originais e característicos, como as fachadas, as escadas, os corrimões com a sua cor original, as paredes revestidas a pedra, os corredores, o elevador da época e a porta rotativa de madeira da entrada pela Avenida da Liberdade.

2019-01-02T12:33:23+00:00