Na principal Avenida do Parque das Nações, destaca-se pela originalidade da sua arquitetura o icónico Art’s Business & Hotel Centre. Primeiro empreendimento temático do País, este conceito inovador integra quatro edifícios de escritórios interligados entre si, um Hotel de 4 Estrelas com 300 quartos, centro de congressos, salas de reunião, food court exterior, lojas de rua, parque público e privado com capacidade para mais de 700 veículos.
Concebido pelo gabinete Frederico Valsassina Arquitetos, evidencia-se pela originalidade da expressão arquitetónica e a atenção dedicada a cada detalhe. Exemplo notável de um edifício vivo, onde a atividade empresarial, comercial e serviços se integram de forma harmoniosa com os espaços de lazer, o Art’s Business & Hotel Centre foi pensado para estar próximo do cidadão e aberto à comunidade, incentivando ao bem-estar.
A incorporação de arte pública nas zonas de circulação e lazer confere-lhe uma atmosfera singular. Entre as obras mais relevantes contam-se o importante painel de arte pop, da autoria do islandês Erró – o último discípulo vivo de Roy Lichtenstein, que cedeu os direitos de autor à Viúva Lamego – e também o conjunto de esculturas que se exibem no primeiro piso da autoria de diversos artistas plásticos.
A Engexpor teve a cargo a gestão de projeto e construção, em mais uma obra emblemática no Parque das Nações.
Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura
Óscar do Imobiliário