Pensado para formar profissionais nas áreas de engenharia marítima e ciências náuticas, o centro de formação ocupa uma área de 72 hectares onde foram erigidos edifícios para alojamento de estudantes, áreas administrativas, armazém, oficinas de engenharia naval e mecânica, edifícios para salas de aula, laboratórios, centro de pesquisa, estação de tratamento de água, zona de lazer, portarias e unidades de treino a incêndios.
A obra abrangeu ainda a construção de uma estrada de acesso ao centro, bem como os arruamentos internos e todas as infra-estruturas.
Com capacidade para mais de 200 alunos em regime de internato, o primeiro Centro de Formação Marítima de Angola já se tornou uma referência na formação profissional, proporcionando igualmente aos alunos uma carreira académica nas escolas superiores nacionais e estrangeiras.
A gestão da obra e das infraestruturas foi confiada à Engexpor, que teve por principal objetivo assegurar a qualidade de construção de todos os equipamentos, dentro dos prazos restritos estipulados para a abertura da instituição.