>Hospital CUF Tejo

Hospital CUF Tejo

O novo hospital CUF Tejo é uma das maiores unidades de saúde privadas a operar em Portugal e a sua edificação envolveu métodos de execução complexos que impuseram à equipa da Engexpor um planeamento meticuloso e uma gestão de obra assente em procedimentos inovadores.

A geo-morfologia do terreno na Frente Ribeirinha de Lisboa, onde a nova unidade está implantada, implicou o uso da técnica construtiva top down na execução da estrutura de betão armado enterrada.

Este método, que inverte a ordem de edificação dos pisos no subsolo, foi o único compatível com os condicionalismos impostos pelas infraestruturas existentes e as características do terreno, além de responder ao ambicioso planeamento de construção. É uma técnica muito exigente, que envolve meios pesados e uma monitorização permanente ao nível da geotecnia, que teve a vantagem de minimizar os impactos negativos nas edificações e infraestruturas vizinhas.

Ao todo, o edifício projetado pelo arquiteto Frederico Valsassina conta com mais de 75.000 m² de área bruta de construção, distribuídos por seis pisos acima do solo e quatro no subsolo, incluindo três de estacionamento com 800 lugares.

Do total construído, 35.500 m² são exclusivamente dedicados a áreas clínicas e de suporte, tendo sido criados 113 gabinetes de consulta e 65 gabinetes de exames, 10 salas de bloco operatório, 213 camas de internamento geral e 14 camas de cuidados intensivos.

O hospital CUF Tejo é uma referência nos cuidados de saúde em Portugal e destaca-se pela sua elevada diferenciação, assente numa infraestrutura física e tecnológica moderna com uma forte componente de ensino e investigação para dar resposta às doenças do futuro, nomeadamente nas áreas de oncologia, neurociências e cardiovascular.

Na execução do novo hospital foi ainda adotado um conjunto de soluções para tornar o edifício mais sustentável, que incidem na poupança de recursos hídricos e na utilização de uma fonte de energia limpa e renovável. No centro destas medidas está a criação de uma rede de distribuição de água reutilizável e a instalação de um sistema de energia solar.

Saiba mais sobre o projeto no Case Study

José de Mello Saúde
Lisboa
Portugal
75.000 m2
214
2020
Concluído
2020-10-13T14:44:36+00:00