Localizado maioritariamente no território de Brumado e com algumas torres implantadas entre os municípios de Rio de Contas e Dom Basílio, o Parque Eólico de Cristalândia tem uma capacidade total instalada de 90 MW e é capaz de gerar cerca de 350 GWh por ano. Esta potência responde às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 170 mil alojamentos familiares, permitindo ao Brasil reduzir a emissão de aproximadamente 118 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
A sua operação foi concedida à Enel Green Power Brasil, que assinou um contrato de fornecimento de energia eólica na região por 20 anos. O grupo tem também como compromisso apoiar o desenvolvimento económico de modo responsável, nomeadamente através do programa “Criação de Valor Compartilhado”, que alia a criação de negócios às necessidades da comunidade local através da realização de um conjunto de iniciativas nas áreas envolventes do complexo.
A gestão do projeto e da construção foi confiada à Engexpor, que mobilizou uma equipa altamente especializada para acompanhar, com excelentes resultados, uma obra complexa em grande escala.