Estamos a fazer o acompanhamento geológico e fundiário do maior complexo eólico da América Latina, Lagoa dos Ventos. O seu desenvolvido está a cargo da Enel Green Power, uma das maiores empresas de Energias Renováveis do mundo, que, desta forma, renova a confiança que vem depositando na Engexpor.
O projeto localiza-se nos municípios de Lagoa do Barro e Queimada Nova, no estado do Piauí, e será capaz de gerar 716 MW (Megawatt), na sua primeira fase de construção.
Estão em execução 230 aerogeradores com 120 metros de altura, máquinas com 3,1 MW e torres de concreto fabricadas no local. O empreendimento possui 200 km de acesso, mais de 200 km de linha de média tensão, além de duas sub-estações (uma coletora de 138 kV e outra distribuidora de 500 kV).
À atividade de geologia está subjacente o mapeamento geológico e a libertação das 230 fundações dos aerogeradores para a edificação das bases. Abrange ainda a avaliação das percentagens de categoria do material escavado, a análise da estabilidade dos taludes e o acompanhamento das sondagens da linha de transmissão.
Na gestão fundiária somos responsáveis pela negociação com os proprietários das terras onde o empreendimento será erguido, apoiando-os na organização de documentos, na assinatura de contratos, no pagamento referente à terra usada e na resolução de conflitos