O edifício da antiga Faculdade de Engenharia, no Campus de Sintra da Universidade Católica Portuguesa, foi reabilitado e adaptado para receber a primeira faculdade privada de medicina em Portugal.
Esta adaptação do edifício existente às necessidades de uma Faculdade de Medicina é baseada no programa da Universidade de Maastricht.
O programa arquitetónico da nova Faculdade de Medicina, estrutura-se nas seguintes áreas funcionais distribuídas pelo edifício:
- Salas de aulas / auditórios;
- Skillslab;
- Anatomia;
- Investigação;
- Espaços de Estudo/ Biblioteca;
- Área de Direção/Apoios Administrativos;
- Refeitório/Bar
A intervenção contou com a gestão de projeto e de obra da Engexpor e, além da alteração do layout interior para receber a nova faculdade da Universidade Católica Portuguesa, contemplou a renovação e adequação de várias especialidades, entre as quais AVAC, Segurança Contra Incêndios, Instalações Elétricas, Rede Estruturada e Redes Hidráulicas.
A obra abrangeu ainda a arquitetura paisagista e a criação de serviços específicos para a Faculdade de Medicina, como a Sala de Anatomia. Ao todo, o edifício compreende uma área de construção de 9.500 m2, a que se juntam 2.500 m2 no exterior para estacionamento e zona verde.


