O espaço que é agora um local de lazer para Lisboetas e visitantes acolheu em 2023 um dos maiores e mais bem sucedidos eventos realizados em território português: a Jornada Mundial da Juventude.
Para a sua concretização, a Engexpor acompanhou grande parte dos trabalhos no recinto do Parque Tejo, tendo sido responsável pela gestão de projeto e de construção das obras executadas no lado do concelho de Lisboa, numa empreitada adjudicada pela SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana.
Realizada em tempo recorde, a intervenção no lado de Lisboa estendeu-se por 38 hectares e dela resultou um espaço com todas as condições e equipamentos para receber algumas das principais cerimónias do evento.
Além do altar-palco, o recinto contou com uma rede de caminhos e infraestruturas de apoio aos peregrinos, nomeadamente áreas dedicadas a primeiros socorros e de posto médico, tendas de controlo de acessos, estruturas para comunhão e de auxílio aos bispos, media centre, hospital de campanha, instalações sanitárias, entre outros equipamentos.
Os trabalhos contemplaram ainda os arranjos paisagísticos de todo o recinto e a reabilitação do antigo aterro sanitário de Beirolas, numa intervenção que foi planeada com o objetivo de regenerar toda a área urbana junto à foz do rio Trancão com o Tejo. Com uma extensão de 100 hectares, este parque verde dá continuidade à requalificação da zona ribeirinha oriental e é hoje um espaço dinâmico de desporto e lazer.