Último projeto da autoria do arquiteto Daciano da Costa, a Porta do Sol ocupava uma posição central no recinto e destinava-se sobretudo a receber os visitantes que utilizavam as redes de transportes públicos com destino à Estação do Oriente, junto da qual estava localizada. Além dos habituais serviços de apoio, esta porta acolheu ainda o Espaço Criança, uma Unidade Médica de Primeiros Socorros e uma galeria comercial com 900 m².
Foi um projeto extremamente exigente para a Engexpor não apenas do ponto de vista da engenharia, pois fazia a ligação à plataforma intermodal de transportes públicos, mas sobretudo a nível da sua logística, no controlo de acessos, controlo de bilheteira e sistemas de acesso.
A nossa intervenção abrangeu ainda a gestão da manutenção desta porta, pela qual passaram mais de 5 milhões de pessoas, o que equivale a 50% do total das visitas registadas na Expo’98.
Após a conclusão da exposição, a Porta do Sol, que ocupava a área que viria a ser o Centro Comercial Vasco da Gama, foi desativada num período inferior a um mês e o shopping – que contou igualmente com a nossa gestão – abriu ao público sete meses mais tarde.