Localizado dentro da muralha fernandina, em Alfama, numa posição elevada sobre o rio e o vale de São Miguel, o Palácio Santa Helena está a ser reabilitado para acolher 20 apartamentos singulares.
O Palácio, cuja construção se iniciou em finais do séc. XVI, foi durante quatro séculos a residência familiar dos Condes de São Martinho e, embora imponente e presença constante na maioria das vistas sobre Alfama, é um autêntico tesouro por descobrir. O projeto de recuperação, desenhado pelo arquiteto Samuel Torres de Carvalho, restitui a grandiosidade e beleza do edifício através da preservação e restauração de diversos pormenores decorativos, como os seus magníficos frisos de azulejos, os frescos nas paredes, os tetos dos salões amplamente decorados ou mesmo uma enigmática capela ricamente trabalhada. O projeto prevê ainda a construção de alguns volumes novos, em linhas contemporâneas.
Cada um dos 20 apartamentos é único e diferente dos demais: ora estão dotados de jardim interior, ora usufruem de piscina ou se abrem a uma espantosa vista frontal sobre o Tejo.