O projeto Sines 4.0 é um hyperscale data center com capacidade total até 495MW, que beneficia de um conjunto de condições estratégicas que lhe permitem ser alimentado por energias renováveis e usar um sistema de arrefecimento de águas oceânicas, com o objetivo de alcançar uma pegada neutra em carbono.
Será um dos maiores campus de data centers da Europa, sendo o NEST-New & Emerging Sustainable Technologies o primeiro edifício a ser desenvolvido. Implantado num terreno com 89.955 m², terá uma área de construção de aproximadamente 21.600 m² em apenas um piso, uma capacidade de 15MW e várias zonas funcionais, como espaços informáticos, elétricos, mecânicos e de apoio.. Na construção do NEST, a gestão de obra foi confiada à Engexpor.
A empreitada inclui a construção de uma subestação de 60 KV e duas linhas elétricas aéreas de alta tensão a 60 kV para alimentar a Subestação Start Campus, com um comprimento total de 10,2 km. As linhas de alta tensão, após a sua construção, serão integradas na rede elétrica nacional.
Desenvolvido pela Start Campus, o Sines 4.0 terá um total de 9 edifícios na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), junto à Central Termoelétrica. Para a operação deste megacentro de dados será potenciada a sua posição geográfica estratégica, que é porta de entrada para a Europa e para o mundo, possibilitando não apenas o uso de recursos naturais e fontes de energia verde, mas também o acesso à rede elétrica de alta tensão e a conectividade mundial através da ligação a cabos de fibra ótica internacionais de alta capacidade com a América do Norte, África e América do Sul.