>>Certificação de Construção Sustentável

Environmental & Sustainability Advisory Services

Ajudamos os nossos clientes a crescerem de forma sustentável, através da integração dos riscos e fatores de sustentabilidade e inclusão de práticas que minimizem o impacte ambiental nos seus projetos e atividades.

Certificação de Construção Sustentável2022-03-08T15:15:50+00:00

Certificação de Construção Sustentável

Um crescente número de empresas do setor imobiliário estão comprometidas, como parte integrante da sua estratégia de Environment, Social & Governance (ESG), com o desenvolvimento sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, e como demonstração desse compromisso, a construção ou renovação de um edifício, ou a otimização da operação de uma propriedade ou de um portfolio de propriedades, procura cada vez mais a obtenção de certificações de construção sustentável, emitidas por entidades terceiras independentes.

Com o nosso conhecimento e experiência, conseguimos obter os melhores resultados na implementação dos sistemas de certificação de sustentabilidade, mundialmente reconhecidos.

O BREEAM é um sistema de avaliação internacional desenvolvido pela organização BRE (Building Research Establishment) em 1990, no Reino Unido, que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios. É o sistema com mais edifícios certificados em todo o mundo (532.000) e especialmente na Europa, onde emitiu 65% dos certificados.

É aplicável a qualquer tipologia (Escritórios, Comercial, Logística, Residencial, Core & Shell, Hotelaria, etc.) e a qualquer tipo de projeto:

  • Nova construção– BREEAM International New Construction
  • Renovação – BREEAM International Non-Domestic Refurbishment
  • Edifício existente – BREEAM In Use

A atribuição do certificado, segundo a metodologia BREEAM, obriga a que seja alcançada uma pontuação mínima relacionada com o cumprimento de diversos requisitos de sustentabilidade organizados em diferentes categorias: Gestão, Saúde e Bem-estar, Energia, Transporte, Água, Materiais, Resíduos, Uso do Solo e Ecologia, Poluição e Inovação.

Em cada uma destas categorias são definidos requisitos que se cumpridos concedem créditos, e que no total traduzem o desempenho do projeto. A pontuação alcançada reflete a relevância de cada uma das categorias, sendo depois ponderada numa classificação final que varia entre 5 níveis de certificação: Pass (≥30%), Good (≥45%), Very Good (≥55%), Excellent (≥70%) e Outstanding (≥85%).

Trata-se de um sistema prescritivo e detalhado, com procedimentos muito bem definidos e adaptados à legislação europeia, sendo o Assessor BREEAM o responsável pela auditoria do projeto para efeitos de certificação, com base nas evidências de projeto e construção. O certificado é emitido pela entidade certificadora (BRE).

É um sistema de avaliação de padrão internacional concebido em 1998 e atribuído pelo US Green Building Council (USGBC), cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de edifícios com base em princípios sustentáveis e de elevada eficiência energética e ambiental. É o sistema com maior divulgação e implementação a nível mundial, tendo sido implementado em mais de 178 países.

É aplicável a qualquer tipologia (Escritórios, Comercial, Logística, Residencial, Core & Shell, Hotelaria, Escolas, Serviços de Saúde, Data Centers, etc.) e a qualquer tipo de projeto:

  • Nova construção– LEED v4.0 ou v4.1 Building Design + Construction
  • Renovação – Interior Design and Construction
  • Edifício existente – LEED v4.0 ou v4.1 Operation + Maintenance

A obtenção da certificação garante que o edifício foi desenvolvido de forma a minimizar a sua pegada ecológica e caracteriza-se por avaliar a sustentabilidade da construção, analisando o seu impacte em sete principais categorias: Desenho e Planeamento Integrado do Projeto, Localização e Transporte, Propriedades Sustentáveis, Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interior, Inovação e Créditos de Prioridade Regional.

As categorias LEED apresentam pré-requisitos obrigatórios e requisitos não obrigatórios, que podem ser selecionados de acordo com os objetivos a serem alcançados pelo projeto. O cumprimento dos diferentes requisitos outorga pontos e a soma dos pontos gera o resultado da avaliação. O LEED tem 4 níveis de certificação: Certified (40-49 pontos), Silver (50-59 pontos), Gold (60-79 pontos) e Platinum (80+ pontos).

Os principais objetivos desta certificação são maximizar a saúde e a produtividade dos ocupantes, usar menos recursos, reduzir o desperdício e os impactos ambientais negativos e diminuir os custos do ciclo de vida.

É um sistema muito flexível, com um procedimento de certificação simplificado, focado nos objetivos de sustentabilidade e baseado essencialmente em normas Americanas, como a ASHRAE. O LEED Accreditated Professional (LEED AP) é normalmente o técnico que dá apoio à certificação e à submissão do processo para que o USGBC avalie a informação e emita o certificado.

A WELL é a primeira certificação que avalia os edifícios com base no bem-estar dos seus ocupantes. Concedida pelo USGBC, e gerida pelo International WELL Building Institute esta certificação defende o princípio de que os imóveis são um meio para melhorar a saúde e o bem-estar dos seus usuários, tendo um foco nas pessoas e no seu contexto social.

Agrupa os seus critérios em 10 conceitos – Ar, Água, Nutrição, Iluminação, Fitness, Conforto Térmico, Acústica, Materiais, Mente e Comunidade – e atribui quatro níveis de certificação, dependendo do resultado em cada uma destas categorias – Bronze (40-49 pontos), Silver (50-59 pontos), Gold (60-79 pontos) e Platinum (80+ pontos).

Aplicável a edifícios residenciais e do setor comercial, a certificação WELL tem sido muito bem acolhida no segmento de escritórios. Assume-se, por isso, como uma ferramenta importante para orientar as empresas na adaptação dos seus espaços de trabalho e das suas políticas de bem-estar, como forma de promover locais mais saudáveis, onde os colaboradores sejam mais felizes, mais produtivos e tenham condições para atingirem todo o seu potencial.

Este certificado de criação recente (2013) tornou-se mais relevante no mercado após a pandemia de COVID 19, uma vez que trouxe novos desafios para atrair os trabalhadores de regresso aos escritórios, em detrimento do home office.

É igualmente um instrumento fundamental para os promotores imobiliários que pretendam desenvolver projetos alinhados com as necessidades e exigências do mercado, fomentando um modelo de construção mais sustentável e que valoriza a saúde dos ocupantes, quer física, quer psicológica.

Os sistemas de certificação de construção – LEED, BREEAM e WELL – definem práticas sustentáveis em áreas como energia, água, transporte e acessibilidades, materiais, uso do solo e ecologia, saúde e bem-estar, etc. que um edifício deverá implementar para ser considerado sustentável e certificam a implementação dessas mesmas práticas, classificando o edifício, de acordo com o seu grau de adoção, servindo como ferramenta de benchmarking.

Em termos técnicos, este tipo de certificação tem como objetivo principal a adoção de medidas de sustentabilidade desde a fase de desenho, de forma a reduzir o impacte de todo o ciclo de vida da edificação. No entanto, e considerando o aumento da procura no mercado deste tipo de edifícios e as exigências futuras expectáveis é incontornável a obtenção de outros benefícios, como por exemplo, e de acordo com o US Green Building Council:

  • 7,5% de aumento dos valores dos imóveis;
  • 10% de aumento no valor das rendas;
  • 3% de aumento nas taxas de ocupação;
  • 13% de redução de gastos de funcionamento e manutenção através de:
    • Redução dos consumos de energia (20 a 50%);
    • Redução dos consumos de água (40%); e
    • Redução dos custos de gestão de resíduos (até 75% de valorização);
  • 35% do absentismo no trabalho; e
  • 2-10% de melhoria do rendimento dos trabalhadores.

Para a concretização destes processos, alocamos equipas multidisciplinares com comprovada experiência técnica, para definir a estratégia de certificação e aplicar requisitos técnicos e procedimentos de “Green Building”, em função dos objetivos de certificação pretendidos pelo dono de obra.

A nossa consultoria acompanha o processo a cada passo, desde a fase preliminar de análise para aferir as necessidades do projeto face ao modelo e ao nível de certificação desejados, até à emissão do certificado de sustentabilidade da edificação, por parte da entidade certificadora. Pelo meio, assumimos a gestão de todos os procedimentos com vista a implementar, monitorizar e avaliar todas as medidas e requisitos exigidos na construção de um edifício sustentável.

Procuramos que o nosso envolvimento contribua para a criação de valor, desafiando o status quo para a criação de edifícios com o menor impacte possível, tendo em consideração as questões económicas, contribuindo para a melhoria das relações com todos os Stakeholders e potenciando o contexto do projeto.

LISTA DE SERVIÇOS