Fiscalização Ambiental de Obra e apoio à certificação de Construção Sustentável
O setor da construção é um dos maiores consumidores de recursos naturais não renováveis e, por isso, tem um impacte ambiental significativo considerando todo o seu ciclo de vida. É responsável por cerca de 30% a 40% do consumo global de energia e por 38% da emissão de gases com efeito de estufa, que contribuem para o aquecimento global do planeta. Neste sentido, é determinante definir medidas de gestão ambiental, bem como garantir a sua implementação ao longo de toda a fase de construção do projeto, considerando ainda atualizações decorrentes de eventuais alterações ao projeto ou de legislação. É esta a função que desempenhamos em estreita articulação com todos os intervenientes na obra.
A Fiscalização Ambiental tem por base um Plano de Acompanhamento Ambiental de Obra, que reúne e sistematiza todas as medidas de gestão ambiental a implementar e que é acordado entre os principais Stakeholders da obra. A atualização deste Plano é fundamental para que eventuais alterações ao projeto, situações imprevistas ou mudanças na legislação possam ser contempladas nos objetivos ambientais e nas ações de controlo, redefinindo e/ou considerando medidas de minimização adicionais.
Na Fiscalização Ambiental de Obra, as nossas equipas são responsáveis pela fiscalização das medidas de gestão ambiental, onde se incluem as ações de mitigação e de monitorização dos impactes ambientais gerados na execução da obra, tendo em conta as diferentes fases de construção e o respeito pela legislação em vigor.
Idealmente, este acompanhamento é feito não apenas durante a construção, mas também em todas as etapas que a precedem, nomeadamente nas fases de especificações, estudos prévios, anteprojetos e projeto final, de forma a melhor preparar a fase de construção.
A Engexpor poderá desenvolver o Plano de Acompanhamento Ambiental de Obra, em todas as suas vertentes (Gestão de Resíduos, Produtos perigosos, Consumo de Água, etc.), bem como posteriormente garantir a sua implementação.
Finalmente, a Engexpor poderá também dar suporte técnico à implementação de sistemas de certificação de construção sustentável durante a fase de obra, garantindo a articulação e alinhamento entre todos os intervenientes, desde o dono de obra, equipa de projetistas, de arquitetura e empreiteiro, de forma a garantir a implementação dos requisitos previstos neste âmbito e consequentemente alcançar o nível de certificação previsto.
Em que situações deve ser efetuada Fiscalização Ambiental de Obra?
Quando os projetos foram sujeitos a Avaliação de Impacte Ambiental e a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) exige medidas de mitigação, como por exemplo a proteção de determinadas espécies, redução de consumos de água, gestão adequada de resíduos, etc.;
Quando a empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO 14001 ou verificado pelo Regulamento do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS);
Quando existe um processo de certificação e se pretende garantir a implementação dos critérios previstos, bem como a obtenção das evidências necessárias da implementação dos mesmos ao longo do processo de construção.
Por iniciativa do dono de obra ou entidade executante, de modo a dar suporte ao cumprimento da legislação ambiental em vigor.