Rui Alegria

Rui Alegria2019-07-26T14:32:57+00:00
Rui Alegria

Nasceu em Moçambique e formou-se em engenharia civil na Universidade de Lourenço Marques, em Maputo (1973). Dedicou grande parte da sua vida profissional a acompanhar projetos em vários pontos do globo, a começar por Moçambique, onde trabalhou como gestor de projetos na Autoridade Portuária.

Em 1975, foi para a África do Sul, onde desempenhou as funções de diretor de obra numa grande empresa Sul-Africana, a Roberts Construction. Passados dois anos, juntou- se à Soares da Costa, em Portugal, como Diretor do Departamento Internacional. Em 1978 partiu para a Venezuela ao serviço da SOMOR, onde permaneceu durante 6 anos como Diretor Técnico-Comercial.

Em 1984 regressou a Portugal e fundou a Engexpor, uma das primeiras empresas especializadas na gestão de projetos e de construção a ser criada em Portugal. Foi administrador da empresa até 2016, tendo dado um forte contributo na consolidação da operação em todos os setores da empresa, com especial relevância no seu processo de internacionalização.

Atualmente é o Presidente do Conselho de Administração com funções não executivas.