Concluída em 2011, a Torre Ocidente integra o complexo Torres Colombo, uma das maiores referências no mercado de escritórios lisboeta, que sobressaem pela sua dimensão e arquitetura imponentes, além de incorporar as mais avançadas técnicas construtivas e opções tecnológicas.
O empreendimento é composto por dois edifícios, com uma área total acumulada de 58.000 m² de escritórios, que em associação com o centro comercial Colombo, fazem dele o maior conjunto edificado de uso misto em Portugal, com uma área próxima dos 500 mil m².
A Torre Ocidente é constituída por 29.000 m² em 14 pisos, além de 500 lugares de estacionamento. Concebida para responder às necessidades de espaço de grandes empresas, tem a particularidade de possuir uma área útil por piso em open space de cerca de 2.000 m². Posiciona-se no segmento prime do mercado e entre os seus ocupantes contam-se várias empresas de referência a operar em Portugal.
Com projeto assinado pelo arquiteto José Quintela, o edifício integra as soluções tecnológicas mais avançadas em termos ambientais e de economia energética, o que lhe valeu a certificação energética de classe B, a segunda mais alta.
À Engexpor foi confiada a gestão de projeto e obra, após ter acompanhado com sucesso a execução da Torre Oriente para o mesmo cliente.